Com a parceria da LVMH, a cantora investe em novo mercado com produto que já nasce como um objeto de desejo
Beyoncé está dando um novo passo nos negócios: além de surpreender o público com seu talento artístico e musical, a cantora está expandindo sua carreira em novos mercados.
A única vencedora de 32 Grammys está lançando o SirDavis, um whisky inspirado nas tradicionais bebidas japonesas e escocesas, realizado em colaboração com a Moët Hennessy (que pertence ao grupo LVMH). O nome da bebida é uma homenagem a Davis Hogue, bisavô da artista, que era fazendeiro e moonshine – produtor ilegal de bebidas alcoólicas – durante a Lei Seca nos Estados Unidos.
Em nota à imprensa, Beyoncé afirma que, quando descobriu que o bisavô tinha sido um homem moonshine, sentiu que seu amor por uísque estava fadado ao fracasso. “SirDavis é uma maneira de homenageá-lo, unindo-nos por meio de um novo legado compartilhado”, pontuou.
Ainda no comunicado, ela comentou sobre a parceria com a Moët Hennessy, com quem criou um whisky americano que respeita a tradição, ao mesmo tempo em que permite que as pessoas experimentem “algo novo e único”.
Como não poderia deixar de ser, Beyoncé fez questão de estar por dentro de todas as etapas de construção da bebida, do sabor até a embalagem. De acordo com Cameron George, chefe global de advocacia e misturador da SirDavis, “Beyoncé sempre sentiu um chamado para o uísque, o que ela expressou no primeiro encontro conosco para desenvolver SirDavis”.
A começar pela embalagem, o tamanho da garrafa se destaca de imediato. Normalmente, as garrafas de uísque são curtas e robustas, porém a garrafa SirDavis é alta com bordas caneladas arredondadas, parecendo uma estátua ou um vaso que se destacaria em uma prateleira pelo seu tamanho ou sua cor no tom ouro rosa.
“Houve intencionalidade na construção do frasco e da embalagem”, disse George. “Houve essa coisa linda que Beyoncé nos disse, descrevendo sua própria tensão entre feminilidade e masculinidade, perguntando a si mesma por que ela não pode ser as duas coisas?”, complementa. Beyoncé também participou da criação do baú da Louis Vuitton feito sob medida para armazenar a garrafa, que foi desenvolvido por Pharrell Williams.
Em relação ao sabor, os apreciadores de bourbon não ficarão desapontados, já que a bebida possui um perfil sedoso com notas de frutas vermelhas escuras e especiarias. SirDavis passou por duas rodadas de envelhecimento: primeiro em barris de carvalho americano, seguido por uma segunda maturação em barris de xerez. Produzido e engarrafado no Texas, o SirDavis Whisky é um blend único, composto por 51% de centeio e 49% de cevada malteada.
Dr. Bill Lumsden, chefe de destilação e criação de uísque na The Glenmorangie Company (que também pertence ao grupo LVMH), supervisionou o processo de produção de uísque para SirDavis e esteve presente com Beyoncé nos primeiros encontros há dois anos para desenvolver a bebida. Ele admitiu que foi um desafio elaborar uma mistura de uísque que refletisse com precisão a marca e o paladar de Beyoncé. “Ela tem uma personalidade e uma vida enormes”, disse ele.
Essa aproximação com a LVMH não é inédita na vida da artista – e muito menos a investida no ramo de bebidas alcoólicas. Em 2014, seu marido, o rapper Jay-Z, adquiriu 50% da marca de champanhe Armand de Brignac (também conhecido como Ace of Spades) que, à época, pertencia à Sovereign Brands. Porém, em 2021, metade da marca foi comprada pelo grupo LVMH.
Mesmo que a nova bebida tenha apoio financeiro de um dos maiores conglomerados do planeta, o lançamento será menor e mais lento.
O preço no varejo é de US$ 89 por garrafa e as pré-vendas on-line de SirDavis já estão sendo realizadas – a data de lançamento oficial será dia 4 de setembro. Por enquanto, SirDavis será oferecido em lojas selecionadas nos EUA, além de alguns varejistas de Londres, Paris e Tóquio. Também será possível encontrar em lojas duty free no Aeroporto Internacional John F. Kennedy de Nova York, no Aeroporto Internacional de Los Angeles e no Aeroporto Internacional de São Francisco.
Foto de capa: Reprodução/Instagram/SirDavis