Com muita ousadia e sensualidade, Tom Ford registrou sua marca no mercado de luxo; conheça a história do estilista americano
Criatividade e ousadia sempre orbitaram no universo do estilista texano Tom Ford, que completou nesta semana 63 anos. Dono de uma estética que mescla o sexy e o elegante, ele fez seu nome no mercado de moda e alçou marcas que estavam começando a ficar obsoletas ao mercado de luxo.
Thomas Carlyle Ford, o Tom Ford, nasceu dia 27 de agosto de 1961 na cidade de Austin, capital do Texas (EUA). Na adolescência, mudou-se com a família para Santa Fé, no Novo México, onde ele concluiu o ensino médio.
Em 1979, fez História da Arte na Universidade de Nova York, mas abandonou o curso. Nesse período, ele começou a frequentar a famosa boate Studio 54, a convite de Andy Warhol, que conheceu em uma festa. Ele passou um tempo em Los Angeles trabalhando como ator de comerciais, até que retornou a Nova York para estudar arquitetura na Parsons School of Design.
Antes de se formar, conseguiu um estágio na área de relações públicas da Chloé. Foi a partir daí que ele decidiu seguir na carreira de moda. Depois de formado, conseguiu um trabalho na marca de roupas esportivas Cathy Hardwick. Posteriormente, trabalhou para a Perry Ellis como designer de jeans.
Para melhorar suas habilidades como estilista, mudou-se para a Europa: e foi sua melhor decisão! Em 1990, quando começou a viver na Itália, foi contratado para ser designer de prêt-à-porter feminino na Gucci, pela então diretora criativa Dawn Melo.
Tom Ford na Gucci
Em 1994, a Gucci vivia um momento delicado por conta de brigas internas de administração, além do polêmico assassinato de seu herdeiro e dificuldades em acompanhar as tendências de mercado. Foi essa a oportunidade que levou Tom Ford ao cargo de diretor de criação da grife.
Tom Ford substituiu o minimalismo do início dos anos 1990 da grife por looks retrô atualizados, que exalavam sex appeal. Essa foi a virada de chave, porque todos queriam vestir Gucci novamente!
Sob seu comando a grife voltou a crescer, fazendo com que a marca, que estava quase falindo, chegasse a ser avaliada em 4,3 bilhões de dólares – a Gucci tornou-se uma das maiores e mais lucrativas marcas de luxo do mundo. Para apimentar as campanhas da marca, Tom Ford convidou o fotógrafo Mario Testino e a stylist Carine Roitfeld.
O grupo Gucci conseguiu adquirir a Yves Saint Laurent, e Tom Ford passou a atuar como diretor de criação e de comunicação da grife francesa. As marcas Sergio Rossi, Bottega Veneta e Balenciaga também foram adicionadas à companhia durante a sua gestão.
Assim que a multinacional francesa Pinault Printemps Redoute (agora Kering) comprou a Gucci em 2004, Ford pediu demissão por desavenças criativas – juntamente com o CEO Domenico de Sole. Naquele momento, a casa estava avaliada em 10 bilhões de dólares.
Tom Ford por Tom Ford
Tom Ford já era um dos grandes nomes do mercado de luxo, mas ele não ficou parado. Em abril de 2005, anunciou a criação da marca Tom Ford; Domenico de Sole assumiu o posto de presidente.
Em sua marca homônima, Ford trouxe elementos que já faziam parte de sua trajetória criativa, transformando assim essas peças em sua assinatura no mercado da moda. São peças com alfaiataria moderna, vestidos colado no corpo, rendas, transparências, veludo e cetim, além do uso de saltos agulha para evocar o poder do luxo através de uma silhueta que ressaltasse uma beleza “sem esforço”.
No mesmo período, ele desenvolveu uma linha de óculos em parceria com o grupo Marcolin e outra parceria com a Ermenegildo Zegna para desenvolver a sua primeira coleção masculina de luxo, incluindo ternos, sapatos e acessórios.
Sua marca começou a se expandir, e ele abriu uma flagship store de 2 andares na Madison Avenue (Nova York). Não demorou muito para vir o sucesso internacional: ele expandiu sua presença com lojas no Havaí, Los Angeles, Londres, Milão, Tokyo e Dubai.
Em 2013, ele aderiu sua marca ao calendário oficial dos desfiles de moda. E como suas campanhas publicitárias evocam sexualidade, a Itália chegou a proibir a vinculação de alguns anúncios. Em resposta às críticas, Ford chegou disse que objetificava homens e mulheres na mesma medida, mas que a sociedade impede que a nudez masculina circule na mesma medida da feminina.
Beleza por Tom Ford
Tom Ford também entrou no ramo de cosméticos e perfumaria. A Tom Ford Beauty lançou sua 1ª coleção em 2011 e abriu sua 1ª loja em 2017, em Londres. Atualmente a marca tem um portfólio amplo de fragrâncias, produtos para preparação de pele, maquiagem para os olhos e lábios, além de produtos pensados para os homens.
Um dos destaques é a linha de batons Boys & Girls. Cada um leva o nome de um dos amigos do designer, 50 mulheres e 50 homens. A ideia das imagens publicitárias da campanha é que eles sejam utilizados por todos, independentemente do gênero.
Outro sucesso da marca é o perfume Black Orchi. Lançado em 2006, é uma fragrância unissex admirada por suas notas amadeiradas e de groselha negra.
Tom Ford nos cinemas
O talento artístico de Tom Ford não se limita a moda: ele também é cineasta. Em 2005, lançou sua própria produtora de filmes, a Fade to Black. Em 2009, estreou como diretor e co-roteirista do longa A Single Man, baseado no romance de mesmo nome de Christopher Isherwood (1964). O ator Colin Firth deu vida ao protagonista George Falconer, um professor universitário de meia-idade que pensa em suicídio após a morte do seu amante. A história acontece nos anos 60 e os elementos visuais foram criados pela mesma equipe de Mad Man.
Julianne Moore, Nicholas Hoult e Matthew Good também fazem parte do elenco. O longa foi bem recebido pela crítica. O filme foi indicado ao Leão de Ouro no 66º Festival Internacional de Cinema de Veneza, recebeu o grande prêmio do Sindicato de Críticos de Cinema da Bélgica, o GLAAD Media de melhor filme com lançamento amplo e foi nomeado o filme do ano pelo American Film Institute.
Colin Firth recebeu o BAFTA de melhor ator em cinema e foi indicado ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao SAG Awards por sua atuação. Julianne Moore foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante.
Em 2016, lançou o filme Animais Noturnos, onde atuou como diretor, roteirista e produtor. Baseado no romance Tony and Susan, de Austin Wright (1993), o filme conta a história de Susan, uma mulher infeliz com suas escolhas que sofre de insônia crônica e recebe um livro de autoria do ex-marido, com quem teve uma paixão não superada.
Amy Adams e Jake Gyllenhaal estrelaram o filme, que deu a Tom Ford o grande prêmio do júri na 73ª edição do Festival de Cinema de Veneza. Ele também venceu como diretor revelação no Hollywood Film Awards e recebeu indicações ao Oscar e ao Critics’Choice Awards, além de outras premiações.
Tom Ford nos dias de hoje
Em 2014 ele se casou com Richard Buckley, após 27 anos de relacionamento. Eles são pais de Alexander John “Jack” Buckley Ford, que nasceu em 2012 pelo processo de barriga de aluguel. Buckley faleceu em setembro de 2022 de causas naturais após um câncer de garganta. Atualmente, Ford atualmente vive com o filho em Londres, Los Angeles e Santa Fé.
Em abril de 2023, Tom Ford deixou a direção criativa da sua marca homônima, momento em que apresentou sua última coleção para o outono/inverno 2023 intitulada como “Tom Ford Archive Collection”.
Ele trouxe releituras de peças icônicas e favoritas, como o nome sugere. Entre os looks escolhidos, tem um remake de uma placa metálica de busto pink com saia, look da primavera 2020, além do vestido com capa branco de outono 2012 que Gwyneth Paltrow usou no Oscar.
No vídeo da campanha, as modelos desfilam e posam em frente a vitrines enquanto Tom Ford as conduz do outro lado, como um maestro orquestrando a performance. Entre as modelos escolhidas para a performance, estão Amber Valetta, Joan Smalls, Karlie Kloss, Carol Trentini e Karen Elson. Essa campanha foi produzida por Carine Roitfeld e fotografada por Steven Klein.
Vencedor de 5 prêmios CFDA, Ford chegou a ser presidente da associação em 2019, ao lado de Steven Kolb, sucedendo Diane von Furstenberg. Em 2020, CaSandra Diggs passou a dividir a direção com eles e em 2021 ele se afastou do posto.
A direção criativa da marca homônima, que foi vendida para o grupo Estée Lauder por US$ 2,8 bilhões – quase R$ 14 bilhões, está sendo comandada por Peter Hawking, que está sendo bem fiel ao estilo do fundador da marca.