Filmes & TV

6 filmes do Spike Lee para ver no streaming 

Se você aprecia filmes que possuem altas doses de crítica, mas sem perder o humor, você já deve ter visto algum dos filmes do Spike Lee, famoso diretor, produtor e escritor que conquistou ft. impactou Hollywood com a forma de que trata as questões raciais nos Estados Unidos.

Hoje, 20 de março, Spike Lee completa 65 anos e para celebrar, selecionamos 6 filmes que estão disponíveis no streaming para que você possa rever ou conhecer algumas de suas obras cinematográficas.

Infiltrado na Klan (Prime Video)

No filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (2019), além de outras cinco indicações no mesmo ano, Spike Lee traz em “Infiltrado na Klan” o que sabe fazer de melhor: provocar quem o assiste. 

A história se passa no final da década de 1970, onde um policial negro, Ron Stallworth, recebe a missão de se infiltrar na Ku Klux Klan, que é o famoso grupo reacionário e extremista que prega a supremacia branca, a xenofobia e o nacionalismo branco.

Ele começa a se comunicar com membros do grupo através de telefonemas e cartas, até que chega o momento dele estar presente em um dos encontros. Para isso, ele envia outro policial – não negro, para o local. Seu plano deu tão certo, que logo após ele conquistar a confiança do líder da seita, ele consegue desarticular os casos de linchamentos e crimes de ódio planejados pelo grupo racista.

Faça a coisa Certa (Telecine)

Indicado a dois Oscars, incluindo o de Melhor Roteiro Original, este clássico lançado em 1989 é um dos filmes mais importantes da carreira do Spike Lee. “Faça a Coisa Certa” se passa no bairro do Brooklyn, em Nova York, onde a maioria da população é negra. Uma pizzaria local, que pertencente a uma família de origem italiana, possui em sua decoração uma parede repleta de fotografias de ídolos ítalo-americanos.

Porém, o ativista Buggin’ Out (Giancarlo Esposito), ao ir até o local e ver a decoração, decide reclamar da falta de retratos de negros. É neste contexto que começa um problema enorme, mas sem deixar de lado umas boas doses de humor.

Destacamento Blood (Netflix)

No filme, Spike Lee manteve a parceria que lhe rendeu o prêmio em 2019 por “Infiltrado na Klan”, com Kevin Willmott no roteiro. Porém, o filme foi indicado apenas a Melhor Trilha Sonora no Oscar em 2021.

A história acompanha quatro veteranos de guerra negros que retornam ao Vietnã para recuperar um tesouro escondido e a ossada do líder do esquadrão. Eles enfrentam uma série de desafios na selva vietnamita e precisam lidar com a volta de alguns demônios do passado.

Vale ressaltar também que este foi um dos últimos filmes em que Chadwick Boseman (Pantera Negra) atuou. Além dele, o longa traz Jean Reno (O Profissional), Jonathan Majors (A Rebelião), Paul Water Hauser (“Eu, Tonya”) e Delroy Lindo (The Good Fight).

O Plano Perfeito (Telecine, Prime Video, Netflix)

Em um filme um pouco mais comercial, e com a atuação do ator Denzel Washignton, Spike Lee coloca em cena um assalto meticulosamente planejado a um grande banco em Nova York. O longa também traz à tona questões raciais no tratamento policial em relação a grupos étnicos distintos.

Malcolm X (Prime Video)

Este é com certeza um dos grandes filmes dirigidos por Spike Lee. Em uma produção de 3 horas e 22 minutos, que reúne no elenco Denzel Washington e Angela Basset, Lee aborda a biografia conturbada de Malcom X, uma das mais importantes figuras na luta pelos direitos da população negra. 

Repleto de polêmicas e controversias, Malcom tem em sua trajetória grandes acontecimentos, como a morte do pai (por membros da Klu Klux Klan), sua conversão ao Islamismo, até o momento em que torna-se uma personalidade que ficou marcada na história estadunidense.

A atuação de Denzel Washington fez com que o ator fosse indicado pela primeira vez ao Oscar de Melhor Ator. Ruth E. Carter, que já fez os figurinos de Pantera Negra e Um Príncipe em Nova York 2, também recebeu uma indicação ao prêmio.

Ela Quer Tudo (Netflix)

Se você for procurar esse filme na Netflix, você pode encontrar duas obras diferentes. “Ela Quer Tudo” é o primeiro longa-metragem do diretor, feito em 1986, mas que acabou ganhou uma adaptação no formato de série.

A história acompanha a vida de Nola Darling, uma jovem que mora no Brooklyn, bem-sucedida, livre e de bem com a vida, e que possui três amores. Por mais que sejam diferentes as duas produções, o filme e a série, os dois acabam sendo uma boa sugestão para quem busca um entretenimento de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.